Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

DECRETO 8.805/2016 entra em vigor e altera o sistema dos benefícios de prestação continuada ( BPC)

Publicado por Roberta Dantas
há 7 anos

O Decreto 8.805 de 07/07/2016 entrou em vigor na última segunda-feira (07/11/2016) determinando diversas alterações no sistema dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC). As inovações fazem parte do pacote de medidas que vem sendo implementado pelo governo tendo em vista intensificar a fiscalização da concessão dos benefícios.

A partir de agora os beneficiários dos BPCs deverão, obrigatoriamente, promover a sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), sob pena de suspensão do benefício (Art. 12 § 1º). O novo diploma também prevê expressamente que rendimentos decorrentes de bolsas de estágio remunerado e de contratos de aprendizagem não serão computados para a renda bruta familiar (Art. 4º, § 2º, VI).

Também houve alteração no conceito de pessoa com deficiência, a nova redação do inciso II, do art. 4º prevê que a tem direito ao benefício aquele que “tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.


https://robertadantasadv.com/

  • Sobre o autorAdvocacia Especializada
  • Publicações53
  • Seguidores92
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações445
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decreto-8805-2016-entra-em-vigor-e-altera-o-sistema-dos-beneficios-de-prestacao-continuada-bpc/405057958

Informações relacionadas

James Stela, Advogado
Artigoshá 6 anos

Benefício de Prestação Continuada -LOAS.

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 3 anos

[Atualização] BPC LOAS em 2021 - novas regras da Lei 14.176/2021

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)